No passado dia 2 de Maio, estiveram reunidos nos Paços do Concelho de Mondim de Basto, os representantes dos Conselhos Directivos de Baldios, os Presidentes das Juntas de Freguesia, a Autoridade Florestal Nacional e um representante dos Bombeiros Voluntários, na apresentação, por parte do Director do Centro de Emprego de Basto, de um Protocolo que prevê a participação de desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção em acções de prevenção de incêndios florestais.
Este protocolo tem como objectivos valorizar e proteger a floresta bem como promover a ocupação de desempregados e beneficiários do RSI, permitindo-lhes a aquisição de novas competências ao mesmo tempo que se apresenta como uma oportunidade para que outras entidades possam contribuir para a minimização dos riscos e dos efeitos dos incêndios florestais.
A receptividade demonstrada à adesão desta iniciativa foi muito significativa, sendo que se prevê a apresentação de candidaturas a breve prazo. Relativamente a este assunto, o presidente da Câmara informou que a autarquia irá disponibilizar os seus serviços técnicos, no sentido de facilitar a formalização das candidaturas. Mondim de Basto é um concelho com valioso património florestal que a autarquia quer preservar e valorizar em parceria com as entidades locais e com os organismos do estado.
Sem comentários:
Enviar um comentário